• Portal da Transparência

21 de abril de 2022

Com o período chuvoso, Prefeitura alerta para os cuidados com a Dengue e outras arboviroses; saiba como se proteger

O período de fortes chuvas traz consigo atenção redobrada para as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, as arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya. Todas elas se proliferam com a picada da fêmea do mosquito que se reproduz em depósitos de água parada. A Prefeitura de Timon vem realizando mutirões de combate à doença e os agentes de endemias, diariamente, visitam as residências orientando e fazendo as vistorias para detecção de focos do transmissor. Além dos bloqueios realizados nas áreas onde há casos de pessoas infectadas, com a nebulização de inseticida com as bombas costais.

“O papel da população é fundamental no combate e erradicação dessa doença, uma vez que a limpeza dos quintais evita que pneus, latas, vasos de plantas; e a vedação de calhas ou caixas d’água se tornem um reservatório propício ao desenvolvimento da larva do Aedes” explica Dolamito Marques, coordenador dos agentes de endemias do município. A prevenção é a primeira medida no combate as arboviroses. O uso de repelentes é uma alternativa extra.

O médico infectologista, Luciano Mourão, reforça a iniciativa e aponta os sintomas de cada doença, os quais são semelhantes. “Febre, dor de cabeça, fraqueza, fadiga, alteração de apetite e dores no corpo são sintomas de viroses. Mas existem sintomas que podem diferenciar as mesmas, como: dor dentro dos olhos que caracteriza bem a dengue, também deve-se ter muito cuidado do 5º ao 7º dia, onde a doença pode vir a se tornar mais grave; já a chikungunya tem uma importante característica de dores muito fortes nas articulações que pode ser persistente durante semanas ou até meses, e por final a Zika que mesmo muito semelhante as outras, causa mais manchas na pele e coceira”, explica. Ele ainda alerta que todas exigem repouso e muita hidratação, além do essencial, procurar atendimento médico para diagnóstico correto e precoce para evitar a piora no quadro clínico.

Timon possui uma Rede de Atendimento de Saúde pronta para receber os usuários. Em caso de suspeita dessas doenças a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde (Ubs) mais próxima da sua casa de segunda a sexta, e o Hospital do Parque Alvorada todos os dias, 24h. O Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) também realiza o atendimento de ocorrências mais graves, o serviço funciona initerruptamente. Após a consulta na unidade, o paciente já recebe a receita para o início do tratamento dos sintomas pertinentes.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura