No Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado nesta sexta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde destaca a prevenção e hábitos de vida saudáveis como forma de prevenção.
Pensando no fortalecimento de políticas públicas na prevenção do câncer, o Centro de Apoio Integrado à saúde da Mulher (CAISM) realiza atendimentos oncológicos que beneficiam várias pessoas.
É o caso do “Março Lilás” que instituiu a Campanha e a Semana Estadual de prevenção ao HPV (papiloma vírus humano) e combate ao câncer de colo do útero.
“Além de exames preventivos, hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos regularmente, não fumar, controlar o peso corporal e o consumo de bebida alcoólica, dormir bem e se proteger do sol resume bem o que é um estilo de vida saudável. Esse tipo de prevenção pode evitar cerca de 30% dos cânceres, que são aqueles diretamente relacionados com os nossos hábitos”, esclarece a coordenadora do CAISM, Maria José Torres.
“O segundo tipo de prevenção é a secundária, que são medidas que devem ser tomadas para assegurar o diagnóstico precoce. Essas medidas não evitam o câncer, mas salvam vidas. Exemplo de prevenção secundária: todas as mulheres, a partir dos 40 anos, devem se consultar anualmente com um especialista e fazer o exame de mamografia com o objetivo de detectar precocemente o câncer de mama. Quando o câncer é descoberto no início, as chances de cura são superiores a 90%”, finaliza.
Os timonenses podem procurar as UBSs (Unidade Básica de Saúde) de segunda a sexta, das 07h às 17h, para obterem orientações e exames para identificar os tipos de câncer mais comuns em estágio inicial, possibilitando mais chances de tratamento e cura.