Esta sexta-feira,( 25/3), foi a vez do Residencial Júlia Almeida receber ações do Projeto Cuidar. Um dos principais objetivos do projeto é ampliar o número de pessoas no CadÚnico, porta de entrada para acesso a programas como Auxílio Brasil. Delfino Olímpio, autônomo, aproveitou para atualizar o cadastro e solicitar o BPC (Benefício de Prestação Continuada) destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência.
Maria Edna, dona de casa, também atualizou o cadastro. “Estava há 5 anos com o CadÚnico desatualizado, agora quero ajeitar para não ter o meu benefício bloqueado”.
Natália Freitas, que está gestante veio ao projeto fazer o CadÚnico. “Fiz meu cadastro e ainda descobri que posso ser acompanhada pelo CRAS Vila João Reis, porque estou gestante, agora vou frequentar o CRAS e fazer o acompanhamento, ao final receberei o kit enxoval do meu bebê”.
A Prefeitura de Timon já está no segundo ano do Projeto Cuidar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SEMDES. Nessa sexta, a parceria foi com a Associação de Moradores do Residencial Júlia Almeida e Adjacências. O projeto já beneficiou milhares de pessoas em Timon, levando todos os serviços dos CRAS para dentro das comunidades. Em cada ação são realizados os seguintes serviços: Cadastro Único(Cadúnico), orientações do Benefício de Prestação Continuada , acompanhamento familiar às gestantes, benefício eventual (cestas básicas, enxovais para bebês e outros), programa Criança Feliz, Passe Livre Municipal e orientações dos programas de benefícios socioassistenciais como: Auxílio-Brasil, Vale-Gás, Tarifa Social de Energia, entre outros.
Para o secretário da SEMDES, Márcio Sá, as ações do Projeto Cuidar, são muito importantes. “Perto de casa, facilita muito para as pessoas procurarem os serviços do CRAS. Dessa forma, itinerante conseguimos estar mais próximo das pessoas. E é isso que a prefeita Dinair quer com o Projeto Cuidar, ajudar as pessoas a terem acesso pqra fazer o cadastro único, para atender assim a quem precisa dos programas sociais”, reforçou o secretário.
Para a realização do cadastro no CadÚnico, é preciso apresentar os seguintes documentos: Para o Responsável pela Unidade Familiar (RF): CPF ou Título de Eleitor; para os demais membros da família: um destes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor.
As próximas edições do Projeto Cuidar serão: Parque Alvorada (1/04), Povoado Roncador (8/04).