Com a intensificação das chuvas na cidade de Timon, as autoridades em saúde alertam para a necessidade de se prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
“A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito vetor e provoca sintomas como febre alta, dor de cabeça, nas articulações, nos olhos, fraqueza, alteração de apetite e o aparecimento de manchas vermelhas na pele. Mesmo em meio a pandemia de Covid-19 é possível diferenciar as duas doenças. A dengue não provoca tosse, coriza ou falta de ar, sintomas característicos da Covid”, explica o médico infectologista, Luciano Mourão.
Em caso de suspeita de dengue o paciente deve procurar atendimento médico para um diagnóstico e tratamento mais precisos. Em nenhum caso deve ocorrer a automedicação
Para combater a doença é necessário eliminar focos de água parada. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: observar o acúmulo de água em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.
Em regiões residenciais mais próximas de áreas verdes,é recomendada a utilização de repelentes, mosqueteiros e roupas que protejam ao máximo a pele.