• Portal da Transparência

8 de fevereiro de 2022

Timon avança no número de famílias cadastradas no Auxílio Brasil

Novos cadastros no CadÚnico e consultas para o Auxílio Brasil continuam sendo realizadas nos cinco CRASs da cidade.

Timon possui atualmente 25.573 famílias cadastradas no CadÚnico pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES, cadastro esse, que dá acesso aos programas socais, incluindo o Programa Federal Auxílio Brasil. Os novos cadastros no CadÚnico e consultas para o Auxílio Brasil continuam sendo realizadas nos CRASs do município.

O secretário da SEMDES, Márcio Sá , destaca os esforços feitos para que as famílias de baixa renda tenham acesso aos programas socais. “Conseguimos aumentar bastante o número de famílias nos programas sociais, no tocante o Auxílio Brasil, sempre estamos nas unidades conversando com as pessoas e também com os nossos profissionais, nossa prefeita Dinair Veloso sempre recomenda que possamos atender bem a todos, aqui no CRAS Cidade Nova, acompanho esse processo de cadastros”, afirma.

O próximo pagamento do Auxílio Brasil, de fevereiro de 2022, começará ainda nesta semana, na sexta-feira, 11. Os depósitos seguirão até o dia 26 deste mês, de forma escalonada com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS), o valor do benefício é R$ 400. A Caixa Econômica é responsável por realizar o pagamento do Auxílio Brasil para as pessoas selecionadas pelo Ministério da Cidadania. 

Nos CRASs é possível consultar se a família já cadastrada terá acesso ao auxílio, os CRASs funcionam de 7h30 às 13h30. Timon possui 5 CRASs, que são: Parque Piauí, Joaquim Pedreira, Parque União, Cidade Nova e Vila João Reis. O coordenador do Cadastro Único (Cadúnico), Givalto Sucupira, ressalta a importância das concessões. “Com a inscrição no CadÚnico, as famílias ficam aptas a participarem dos programas socais. Tivemos que realizar buscas ativas, pois com a pandemia, desde 2019, não vinham mais autorizações federais para concessões de novos benefícios. Agora, depois de um intenso trabalho da SEMDES em cadastrar as famílias, conseguimos zerar a fila de espera em 2021 e agora continuaremos os esforços em 2022”, conta.

Auxílio Brasil
É um programa de transferência direta e indireta de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade social. O Programa é gerido pelo Ministério da Cidadania. Para mais informações sobre quem tem direito aos auxílio, basta fazer a consulta no aplicativo do Auxilio Brasil, site  http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/auxilio-brasil  ou através dos seguintes números: 121,111 ou 08007260207.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura