A raiva é um vírus transmitido aos animais domésticos por meio da mordida de outro animal contaminado. O contágio da doença se dá pela saliva. Ao morder o ser humano ou animais de estimação, o vírus é inoculado rapidamente. Para combater o contágio, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ), vem realizando diversas atividades na zona rural.
No último fim de semana, foi a vez dos animais do povoado São Benedito receberem a vacinação intensificada contra raiva para cães e gatos. As equipes de profissionais estão desenvolvendo o trabalho com o propósito de aplicar a vacina de dose única.
“Esse trabalho tem sido recorrente aos fins de semana, onde fazemos o deslocamento das nossas equipes para que as mesmas realizem a visitação das residências, imunizando os animais”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.
Sintomas da doença
O período de incubação nos animais é, em geral, de 15 dias a dois meses. Eles apresentam mudança de comportamento, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusitada. Após um a três dias, ficam acentuados os sintomas de agressividade e a salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição.