A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, está sempre buscando formas de assistir melhor a população, um exemplo: são as ações do Projeto Cuidar em parceria com as associações de moradores de bairros e povoados de Timon. Nesta sexta-feira 19/11, os serviços sociais do CRAS Joaquim Pedreira foram disponibilizados para o Povoado Açude, zona Rural de Timon. Os moradores realizaram o Cadastro Único, Tarifa Social de Energia, Tarifa Social de Água, solicitaram passe livre para idosos e pessoas com deficiência e receberam informações sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Também foram oferecidos serviços de acompanhamento familiar às gestantes, benefício eventual, programa Criança Feliz (0 a 3 anos) e (0 a 6 anos com deficiência), além de outros serviços com fácil acesso aos habitantes.
Esse formato itinerante tem o objetivo de levar os serviços da Assistência Social para mais perto das pessoas e através da parceria com as associações de moradores de Timon, facilitar o acesso das famílias aos serviços da SEMDES.
“Temos cinco CRASs que atendem toda a zona Urbana e Rural, estamos intensificando as ações do Projeto Cuidar na zona Rural e trabalhando forte em parceria com associações de moradores e entidades, para levar as nossas equipes do CRASs para dentro das sedes das associações, facilitando mais ainda a vida dos usuários que queiram fazer atualização de cadastro único, importante base de dados para o Governo Federal inserir novas famílias no Auxílio Brasil, além de outros programas sociais estaduais e municipais. O principal objetivo é levar os CRASs para mais próximo das pessoas, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade e que precisam dos atendimentos da SEMDES”, ressaltou o secretário da SEMDES, Márcio Sá.
Tereza Castelo Branco, coordenadora do CRAS Joaquim Pedreira, destacou o Projeto Cuidar.
“Através desse projeto, a SEMDES tem levado ações da Assistência Social, para junto das comunidades, ofertando os serviços, projetos e programas que a secretaria tem disponível para a população. Dessa forma a Assistência fica cada vez mais próxima das famílias que residem em locais mais distantes e de difícil acesso (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas entre outros.”
Para ter acesso aos benefícios, a população deve levar os seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência, caso tenha filhos: Registro de Nascimento e declaração da escola. Essas informações são importantes para que a pessoa tenha seu cadastro atualizado e possa ser beneficiada com os programas socais.
Os próximos bairros e povoados a serem contemplados são: Povoado Itaguará (26/11), Planalto Formosa (3/12), Povoado Paiol (10/12) e Novo Tempo (17/12).