A vida de Dona Maria Inês dos Reis ganhou um novo significado. Novas oportunidades surgem na sua história e ela abraça com alegria. Há quatro anos, ela é agente de limpeza .“ Sou ex-presidiária
e o projeto da defensoria pública apoiado pelo ex-prefeito Luciano Leitoa me deram a oportunidade de trabalhar como gari e mudou a minha vida. Mas, eu sabia que mesmo assim faltava algo, ficava com vergonha de sorrir e hoje é uma alegria imensa, ganhei uma nova oportunidade de ser feliz por completo, porque ganhei um novo sorriso”, conta ela que contagia com seu carisma. Na tarde desta sexta-feira (6), os agentes de limpeza receberam as próteses definitivas do Programa Viva Sorriso que aconteceu na quadra da Emef Luís Miguel Budaruíche.
Assim como dona Maria Inês , seu José Sotero finalizou a reabilitação oral e estava com a autoestima elevada “É a primeira vez que vou ao dentista e recuperar meus dentes e poder sorrir me deixa muito feliz, me sinto novo”, conta. Eles dois fazem parte dos 54 agentes de limpeza do município que participaram do programa. “Isso muda a vida do paciente e durante essa semana eles estarão em fase de adaptação para reaprender a mastigar e se olhar de um novo jeito”, explica Dr. Ézio José, coordenador técnico do projeto.
No próximo sábado (13), os pacientes retornam para manutenção e reavaliação das próteses. “Desde o início do programa, já foram mais de 500 próteses entregues e a vida de muita pessoas transformadas. É um novo capítulo na vida dos agentes que desempenham um trabalho tão importante para nossa cidade”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde de Timon.
Carlos Zamgirolani, superintendente de limpeza do município, agradeceu a oportunidade da equipe ser o primeiro grupo na retomada do programa que começou em 2019. “queremos agradecer a iniciativa da prefeita Dinair em ter dado continuidade ao Viva Sorriso e nessa etapa optar pelos nossos colaboradores”, explica.
O vice-prefeito João Rodolfo esteve presente e parabenizou a equipe “vejo que a continuidade desse trabalho que começou lá no povoado Campo Grande e como bem Dona Maria Inês falou, a equipe faz um trabalho com dedicação e excelência”, afirma.
O Programa Viva o Sorriso é realizado através do Centro Especializado de Odontologia – CEO e com recursos próprios do município se propõe a levar saúde e reabilitação oral para a população gratuitamente. Restaurando a mastigação e autoestima desses pacientes que ao longo da vida perderam seus dentes e não possuem condições financeiras de custear uma prótese.
Em 6 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Riso. Essas histórias nos dão bons motivos para sorrir. Uma gargalhada pode movimentar até 12 músculos faciais e libera endorfina, hormônio que traz sensação de bem-estar e tranquilidade.