• Portal da Transparência

29 de outubro de 2021

Trabalhadores de cemitérios de Timon recebem orientações sobre o combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Timon, por meio Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social -SEMDES, está mobilizando a sociedade para atuar contra o trabalho infantil em cemitérios públicos e privados de Timon. Nesta quinta-feira 28/10, a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Ações Estratégicas do PETI realizaram uma reunião com os administradores e coveiros dos cemitérios em parceria com o Ministério Público, Pax União, Superintendência de Limpeza Urbana SLU, Memorial São José e Cemitério Jardim Diolinda, para juntos coibirem o trabalho de crianças e adolescentes, em cemitérios, principalmente agora, com a proximidade do dia de Finados (2 de novembro).

O objetivo da reunião foi apresentar os serviços da rede socioassitencial, identificar e encaminhar crianças e adolescentes trabalhando em situação de trabalho infantil aos representantes dos cemitérios, que são parte importante em contribuir na identificação e combate a esse tipo de prática.

Durante a reunião, a coordenadora das Ações Estratégicas do PETI, Jéssica Vieira , Técnica de referência do PETI Solangia Lima falaram sobre a importância da informação e sensibilização da sociedade na identificação de casos que envolvam crianças e adolescentes em situações de trabalho infantil, que é proibido, no Brasil.

Estiveram presentes na reunião a assessoria técnica, GSUAS, Diretoria da Proteção Social Especial, Gerência de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, o promotor de justiça da 2° Promotoria de Justiça Especializada Fernando Evelim, o superintendente da SLU Carlos Zangirolami; assessoria; administradores e coveiros, Jardim Diolinda, Mauro José, Pax União Gracilene Vieira e Conselho Tutelar II, Elenilde Almeida.

Essa semana, a Prefeitura lançou a campanha: “Diga não ao Trabalho Infantil em cemitérios”, para combater esse tipo de trabalho considerado uma das piores formas de trabalho infantil, de acordo com a lista (TIP- Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil).

A campanha tem como metas: incentivar denúncias e notificações de casos de trabalho infantil, sensibilizar administradores e coveiros de cemitérios durante e após a Campanha, além de trabalhar na identificação e encaminhamento de crianças e adolescentes trabalhando nos cemitérios. As ações da campanha são realizadas pela SEMDES, por meio Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Ações Estratégicas do PETI, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA e Conselho Tutelar I e II.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura