Com a proximidade do dia de Finados, 2 de novembro, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social -SEMDES, intensifica a Campanha de combate ao trabalho infantil em cemitérios públicos e privados da cidade. Essa semana, foi lançada pelo município a campanha: “Diga não ao trabalho infantil em cemitérios”, para combater esse tipo de trabalho considerado uma das piores formas de trabalho infantil, de acordo com a lista (TIP- Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil).
O trabalho de crianças e adolescentes é proibido para menores de 18 anos. Situações como: crianças e adolescentes trabalhando em pintura de túmulos, capina, vendendo flores e velas ou vigiando carros nos cemitérios, são algumas situações consideradas trabalho infantil.
As ações da campanha são realizadas pela SEMDES, por meio Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Ações Estratégicas do PETI, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA e Conselho Tutelar I e II, em parceria com a Superintendência de Limpeza Pública e Urbanização de Timon – SLU, Ministério Público, Pax União, Memorial São José e Cemitério Jardim Diolinda.
A campanha tem como metas: a divulgação na sociedade, incentivar denúncias e notificações de casos de trabalho infantil, sensibilizar administradores e coveiros de cemitérios, durante e após a Campanha, além de trabalhar na identificação e encaminhamento de crianças e adolescentes trabalhando nestes locais.
No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral. Quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se for trabalho noturno, perigoso, insalubre ou atividades é considerado trabalho infantil e se estende aos 18 anos incompletos.