• Portal da Transparência

28 de agosto de 2017

Mutirão de cirurgias pediátricas beneficia aproximadamente 30 crianças em Timon

02

No último domingo (27), a cidade de Timon foi palco de um mutirão de cirurgias pediátricas que ocorreu no Hospital Alarico Nunes Pacheco (HRANP). A ação, conduzida pelo Estado – através do HRANP, foi responsável por 35 procedimentos cirúrgicos de cerca de 30 crianças timonenses (de 01 a 12 anos de idade) que, por meio da parceria com o Município, tiveram acompanhamento inicial dos profissionais da rede de Saúde municipal.

 

“A equipe do Alarico Pacheco, conduzida pelo seu diretor geral Dolival Pereira, está de parabéns por essa ação inédita no município, onde essas crianças que já vinham sendo atendidas por nossos pediatras receberam o diagnóstico para o procedimento cirúrgico, sendo levadas a passar pela regulação municipal e depois estadual, para enfim serem beneficiadas por esta iniciativa louvável. O Alarico Pacheco está de parabéns e ficamos felizes por termos tido essa participação inicial”, destacou o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

 

Entre os procedimentos realizados estiveram: cirurgia para fimose, hérnia inguinal, hérnia epigástrica e hérnia femoral, frênulo lingual e sinéquia vaginal. De acordo com o diretor clínico do hospital HRANP, James Ricardo, este foi o primeiro mutirão de cirurgias pediátricas realizada em Timon. “Em 32 anos, esta foi a primeira vez que o Alarico fez um evento de tal porte. Foram feitos 35 procedimentos cirúrgicos”, informou o médico.

 

O diretor geral do HRANP, Dolival Pereira, ressaltou que o objetivo da ação foi agilizar o fluxo de atendimentos cirúrgicos e gerar melhoria da qualidade de vida da população. “Foram trinta e cinco (35) intervenções cirurgias conduzidas por duas equipes médicas; cada uma formada por três profissionais: cirurgião, enfermeiro e anestesista. Então, nossa proposta foi acelerar o atendimento, beneficiando especialmente quem mais necessita dos serviços públicos de saúde”, declarou Dolival, agradecendo a todos os responsáveis pela mobilização.

 

“Agradecemos a participação de todos nesse momento especial, dentro da Saúde do município. Tivemos parcerias importantes, como a dos hospitais de Timbiras, Coroatá e da Macrorregional de Caxias, além da Secretaria Municipal de Saúde e, claro, da Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Secretário Carlos Lula e do Deputado Rafael Leitoa, que tem nos ajudado nessa importante missão”, pontuou.

 

Segundo a direção do HRANP, ações como esta passarão a acontecer a cada 03 meses. “Até o final do ano, teremos programados ainda os mutirões de cirurgia pediátrica e os de cirurgia ginecológica. Faremos ambulatório dos pacientes, triagem e vamos receber pacientes também da Regulação. Futuramente a população será avisada”, finalizou Dolival.

ddd

Últimas Notícias





Siga a prefeitura