• Portal da Transparência

29 de setembro de 2021

Secretaria Municipal de Educação realiza atividade em alusão ao dia do surdo

Em comemoração às conquistas da comunidade surda de Timon, No Centro de Treinamento professor Wall Ferraz,na última segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação em parceira com a Escola Bilíngue Urbano Martins  realizou uma palestra com apresentações pelos alunos das turmas bilíngues, demonstrando situações vivenciadas  no cotidiano dos estudantes.

 

O evento foi em alusão ao Setembro Azul, que é reconhecido por ser um marco histórico das lutas e conquistas dos surdos, tem como finalidade, chamar a atenção para a visibilidade, acessibilidade, respeito e inclusão da comunidade surda.

Participaram das atividades o vice-prefeito, João Rodolfo, secretário de educação, Samuel Rodrigues, a diretora da Escola Bilíngue Urbano Martins, Vilma Pinheiro, representantes da Secretaria  Municipal de Direitos Humanos, Igor Rafael Lima, SEMDES, Alana Patrícia da Costa e a vice-presidente da Associação de Surdos de Timon, Edna Maria Rodrigues. 

 A Campanha Setembro Azul

“Desde 2019 a nossa escola trabalha com a inclusão,  e no dia 26 de Setembro, Dia do Surdo  a comunidade escolar compartilha dessa inclusão com todos os surdos do município no sentido de tornar real  essa inclusão  e levando a  Língua  Brasileira de Sinais , uma disciplina eficaz para a comunicação entre ouvinte e surdo”, esclarece a diretora da Escola Bilíngue,   Vilma Pinheiro.

De acordo com o secretário municipal de educação, Samuel Rodrigues, a implementação do Projeto da Escola Bilíngue em Timon, iniciou em fevereiro de 2020, atualmente são dezesseis alunos  e profissionais para Tradutor e Intérprete de Libras foram convocados  para atender a demanda.

“Ofertamos sete cursos básicos de libras um on-line somente pra a comunidade da Escola Bilíngue e estamos realizando o curso de Libras Intermediário de forma híbrida, temos 50 alunos matriculados, 20 familiares de alunos, 60 profissionais da educação e 50 para o público externo e todos os cursos foram bem aceitos pela comunidade”, esclarece Samuel Rodrigues.

Para o vice-prefeito de Timon, João Rodolfo, a rede municipal de ensino sempre teve a preocupação com a inclusão e a igualdade dos direitos.

“A escola inclusiva garante os direitos e promove a aprendizagem, estimulando a autonomia e a independência das pessoas com deficiência, em todas as fases da vida e nós estamos avançando no aspecto da inclusão,” destaca.

O Professor Douglas Macedo, que é surdo, acompanhado de uma tradutora, proferiu uma palestra sobre: A importância da Educação Bilíngue para Surdos. Contou um pouco da sua história de vida e da satisfação  de colaborar com a comunidade surda.

“A Educação Bilíngue e os Intérpretes de Libras que atuam em sala de aula auxiliando o surdo no processo pedagógico e na comunicação com as pessoas ouvintes, possibilitam a interação dos surdos no ambiente escolar e nos vários âmbitos de uma sociedade inclusiva que tanto buscamos”. Eu não nasci surdo, mas, eu adoeci de meningite e fiquei surdo total. A LIBRAS (Língua Brasileira  de Sinais) é uma área do conhecimento de extrema importância para o currículo escolar e na formação das crianças. Desejo que a cada dia possamos conquistar mais espaços”, declara.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura