A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social -SEMDES, por meio da Vigilância Socioassistencial realizou, nessa terça-feira 14/9, uma reunião de apoio técnico, para os profissionais que atuam nos CRASs, CREAS e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O objetivo foi orientar as equipes na elaboração do Diagnóstico Socioterritorial do Município de Timon, com base nas vulnerabilidades sociais da população e a análise oferta dos serviços assistenciais.
A gerente de Vigilância Socioassistencial, Darlene Rocha apresentou os instrumentais de coletas de dados e falou sobre a importância do diagnóstico para a política de assistência social do município. “A realização do diagnóstico, nos permite ter o conhecimento da realidade dos territórios, as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo as suas demandas e potencialidades e possibilitando uma análise da qualidade da oferta dos serviços socioassistenciais”, explicou a gerente.
O diagnóstico socioterritorial é uma forma de identificar as vulnerabilidades sociais de famílias e traçar um perfil social da população. Esses dados são importantes para que as gestões municipais adotem políticas públicas voltadas para a realidade da população. Esse levantamento é fundamental para o planejamento e realização das ações estratégicas da política de assistência social. Com esses dados, é possível alinhar as ofertas dos serviços, programas, projetos e benefícios com as demandas das famílias e pessoas.
O Diagnóstico Socioterritorial também irá contribuir para orientar o trabalho nos CRASs e CREAS e em toda a Rede Socioassistencial de Timon. A partir da identificação dos locais onde se encontram as pessoas ;que fazem parte do público-alvo dos programas sociais e assim qualificar o profissional, para atuar na estratégia de busca ativa, conhecendo a localização das famílias que se encontram em alguma situação de risco e assim intervir na proteção social. Bem como o seu acesso aos benefícios, buscando impedir o agravamento das situações de vulnerabilidade das famílias.