• Portal da Transparência

10 de setembro de 2021

Blitz pela vida marca campanha Setembro Amarelo em Timon

Uma blitz de conscientização com panfletagem sobre o Setembro Amarelo foi realizada nesta manhã de sexta-feira (10/9), em frente ao CRAS Parque União. A blitz é uma das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES, que alerta para a importância da prevenção ao suicídio. 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A “Blitz pela VIDA: Sorria, Ame, Viva, Seja Feliz! Faça alguém feliz” foi executada em parceria com os agentes de trânsito do DMTRANS. Na ação foram distribuídos panfletos educativos sobre o tema da campanha. As pessoas que transitam na rua foram paradas para receber a ação de conscientização. Além da blitz, foi realizada uma palestra com a psicóloga Dannyara Aguiar para os beneficiários do CRAS.

Dona Maria Luiza, que assistiu à palestra, falou da importância de ouvir e conversar com pessoas que estão enfrentando algum problema de saúde mental. “Cada vida é importante, por isso temos que ouvir e conversar com as pessoas para falar sobre prevenção ao suicídio”.

“Essa campanha é muito importante para abordarmos o tema e conversarmos com a população, realizamos essa blitz como forma de chegarmos mais junto da comunidade”, disse Ana Capuama, coordenadora do CRAS Parque União.

O secretário da SEMDES, Márcio Sá, também esteve distribuído panfletos na blitz do Setembro Amarelo. “A Prefeitura de Timon, por meio da SEMDES e outras secretarias como: Educação, Saúde e outras estão envolvidas na campanha Setembro Amarelo, é um tema importante que precisa ser dialogado com a população, para trabalhar pela valorização a vida das pessoas”.

Também nesta sexta, no CRAS Parque Piauí foi realizada uma palestra virtual sobre a campanha com exibição de vídeos do psicólogo Eduardo Moita e acolhida com a psicóloga do CRAS, Mariana Nery. Ainda sobre a campanha, foi feita um palestra motivacional no Abrigo Promotora de Justiça Elda Maria Alves Moureira (Lar da Criança), para crianças e adolescentes institucionalizados.

O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio, que visa conscientizar as pessoas sobre o problema de saúde pública, bem como evitar o seu acontecimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio continua sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo e a quarta maior entre pessoas de 15 a 29 anos. Por isso, a importância da campanha como forma de a sociedade discutir e falar a respeito do tema.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura