• Portal da Transparência

9 de setembro de 2021

Secretaria Municipal de Saúde realiza abertura do Setembro Amarelo

 

Na manhã desta quinta-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde de Timon realizou a abertura da campanha Setembro Amarelo, que chama a atenção para a importância da prevenção ao suicídio. A solenidade foi no auditório do Centro de Treinamento prof. Wall Ferraz. Durante todo o mês de setembro a SEMS promove ações em toda a Rede de Atendimento à Saúde do município e nos órgãos da administração pública. A campanha acontece com o apoio das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, que realizam ações em conjunto.  


“Temos o Núcleo de Apoio ao Educando – NAE que já desenvolve um trabalho de prevenção e a campanha deve chamar mais ainda a atenção para esse tema tão importante”, explica Samuel Rodrigues, secretário municipal de Educação. O secretário de desenvolvimentos social, Márcio Sá, esteve presente na abertura e falou do trabalho desenvolvido pela Assistência Social de Timon “temos ações conjuntas nos CRASs e já desenvolvemos ações significativas para atender àqueles que precisam”.


A abertura contou com as apresentações da banda de música do município, Coral do Caps e recital de poesia com beneficiários do Caps. A coordenadora de sáude mental ,Layana Kátia, pontua a importância de um mês para falar de um assunto que ainda é um tabu “juntos somos mais fortes e a secretaria de Saúde dá o ponta pé na campanha, mas somando as forças e promovendo as ações, dessa forma, vamos ajudar a reduzir esses números de mortes por suicídio”.


“Estamos aqui hoje , e vamos mostrar para a sociedade durante todo o mês de setembro a importância de falar sobre o assunto e intensificar ações de prevenção. O setembro amarelo é uma ferramenta de esclarecimento e sinal amarelo ,para olharmos em volta e ajudar a quem precisa. Atualmente, o município oferece atendimento on-line e presencial para os cuidados com a saúde mental. Dessa forma, queremos reduzir as estatísticas e mais que isso, SALVAR VIDAS!”, afirma o secretário de saúde, Marcus Vinicius Cabral.


Para tratar sobre o tema foi convidado o médico psiquiatra, Dr. Carlos Augusto, que falou dos fatores de proteção e das experiências em consultório “família, religião, propósito, sonhos, planos, são âncoras que podem evitar o suicídio, são fatores de proteção e não de impedimento. Por isso, devemos ter um olhar especial e atento a quem está a nossa volta para ajudar da melhor maneira”, e a psicóloga do Caps, Crísina Lustosa, também esteve presente no evento e tratou sobre o assunto.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura