• Portal da Transparência

21 de agosto de 2021

SEMDES realiza Campanha Agosto Dourado com palestras de incentivo à amamentação


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SEMDES, por meio dos cinco CRASs de Timon, vem realizado por todo o mês, ações da Campanha “Agosto Dourado”, que aborda o incentivo à amamentação. Uma programação com palestras, consultorias e acompanhamentos à gestantes e mães, foi realizada em conjunto com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde.


O aleitamento materno é uma questão de saúde pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. O chamado Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, em que a cor se refere ao padrão ouro de qualidade no que diz respeito ao poder de nutrição do leite materno.


As ações foram iniciadas no CRAS Joaquim Pedreira, uma palestra virtual com o tema: “Carregue esse Orgulho no Peito” realizada pela a palestrante Laís Assunção, consultora de amamentação e enfermeira da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timon.

No CRAS Vila João Reis, em parceria com a UBS do residêncial Padre Delfino, foi realizada uma palestra sobre ” A importância da Amamentação”. No momento foi enfatizado a relevância do aleitamento materno e os impactos na saúde da mãe e do bebê. No CRAS Parque Piauí foi realizada uma webpalestra como o tema: “Amamentação em todos os momentos: mais carinho, cuidado e amor”.


No CRAS Parque União, as palestras foram sobre o incentivo à amamentação e a importância da vacinação na primeira infância. Palestra ministrada pelas enfermeiras Shirley e Aline da UBS Fábio Luis Silva Gomes.

 

No CRAS Cidade Nova no próximo dia 30, será realizada uma palestra para as mães atendidas no órgão sobre aleitamento materno. Nas ocasiões também foi possível tirar dúvidas das puérperas e gestantes acompanhadas pelo CRAS e pelas visitadoras do Programa Criança Feliz, sobre a importância da amamentação para o recém- nascido.


A SEMDES entende que é preciso a mobilização de toda a sociedade para incentivar e garantir o direito à amamentação, a proporcionar às condições para que as mulheres possam amamentar pelo tempo necessário.

 


Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães os benefícios são notáveis: melhor recuperação no pós-parto, menos risco de câncer de mama e diabetes tipo dois. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e utilizando complemento até os dois anos de idade ou mais. O leite materno tem tudo de que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Somente em casos específicos a mulher não pode amamentar. Na dúvida, consulte um profissional de saúde.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura