Uma reunião de planejamento e articulações para a 2ª Edição do Selo Estadual: Município Sem Trabalho Infantil e Trabalho Escravo-2021 foi realizada nesta quarta-feira 28/07, com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. Na ocasião foram expostos os passos a serem seguidos pelas secretarias para a conquista do selo e ainda a importância de capacitações para que o município identifique situações de Trabalho Infantil e Trabalho Escravo. Também foi reforçado que ações devem acontecer de forma integrada entre as secretarias.
A equipe das Ações Estratégias do PETI, GSUAS, Assessoria técnica, Gerência da Proteção Social Especial, Gerência da Proteção Social Básica, Gerência de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Vigilância Socioassistencial e equipe do cadastro único (Cadúnico) também estiveram presentes para alinhar as ações desenvolvidas por Timon.
O Secretário da SEMDES, Márcio Sá falou da importância do selo, “É muito importante fortalecer as políticas públicas no combate aos trabalho infantil e trabalho escravo e as ações conjuntas entre as secretarias vem para reforçar ainda mais, a exemplo do destaque de Timon no selo UNICEF e Prefeito Amigo da Criança”.
Marcus Vinicius, secretário de Saúde, também destacou a importância do município com as ações que contribuem no combate ao trabalho Infantil e trabalho Escravo, assim como frisou também assessora técnica da SEMED e presidente do Conselho Municipal de Educação Alexandra Morais, que foi representando o secretário de Educação Samuel de Sousa Silva. As primeiras ações serão mobilizar as instituições municipais como: as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além de sensibilizar movimentos sociais, conselhos de direitos e de políticas públicas, conselhos tutelares, associações para executarem as ações estratégicas de erradicação do trabalho infantil, nos seus territórios. Nos próximos passos haverá reuniões de capacitação para identificação do trabalho infantil e trabalho escravo, audiências públicas e campanhas de conscientização.
A 2ª Edição do Selo, é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social-SEDES e tem o objetivo de estimular ações, nos 217 municípios maranhenses, até agora 144 aderiram e Timon está entre esses município, que devem contribuir para a prevenção e erradicação do trabalho infantil e ao mesmo tempo, com a prevenção à submissão de jovens e adultos ao trabalho análogo ao escravo.