Para que a assistência social desenvolvida em Timon tenha ampla participação do poder público e sociedade civil, são realizadas a cada dois anos Conferências Municipais de Assistência Social. E para fortalecer a participação de usuários e trabalhadores do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), as mobilizações são realizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).
Na última, quarta-feira (7/7), e quinta-feira (8/7), reuniões de mobilização e articulação entre membros do Conselho Municipal, coordenadoras dos CRASs de Timon, assistentes sociais e assessores, gestores e equipe técnica da SEMDES, discutiram a criação dos fóruns, planejamento para a realização das pré-conferências e conferência. O objetivo foi socializar as questões mais importantes das políticas de assistência social no município, que serão discutidas nos eventos.
Nas ocasiões, foram deliberadas questões que serão levadas para a XIV Conferência municipal, que traz o tema: “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentamento às desigualdades e garantir a proteção social”. O objetivo da conferência é tratar do Plano Municipal de Assistência Social e deliberar propostas para ações e melhorias da política municipal de assistência social.
A Conferência ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto, em Timon. Mas, antes haverá pré-conferências, na zona Urbana, nos cinco CRASs, no dia 18 de agosto, com rodas de conversa. E também haverá pré- conferência, na zona Rural, no dia 21 de agosto, no povoado São Miguel, onde será contemplada também a população ribeirinha.
Podem participar da conferência, em agosto, trabalhadores do SUAS, usuários, estudantes, representantes dos conselhos, entidades, associações de modo geral e o público assistidos pelo CREAS, pelos cinco CRASs de Timon e demais serviços do SUAS.