• Portal da Transparência

7 de julho de 2021

SEMDES e Águas de Timon realizarão ações para ampliar beneficiários com Tarifa Social de Água

O acesso à água tratada e de qualidade é muito importante no combate às doenças, principalmente nesse período de pandemia. Nesta quarta-feira, (7/7), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES fechou uma importante parceria com a Águas de Timon para que a população de baixa renda tenha acesso aos descontos oferecidos com benefício da Tarifa Social de Água, disponibilizado pela concessionária.

Por meio da tarifa social, os beneficiários recebem desconto de 50% sobre o valor mensal da conta de água. E para que o máximo de famílias em situação de vulnerabilidade social tenha acesso ao benefício, uma reunião foi realizada com a presença do secretário da SEMDES Márcio Sá, Natália Frota, responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Timon, Bárbara Melo, gerente de responsabilidade social da Águas de Timon, coordenadores dos cinco CRAS de Timon, Alana Patrícia, da gerência da proteção social básica e Givalto Sucupira, da coordenação do Cadúnico e Bolsa Família.

 

O objetivo da reunião foi alinhar com os coordenadores da assistência social formas de divulgação para que mais pessoas possam ter acesso à tarifa social de água.

O cadastro pode ser realizado através dos canais de comunicação da Águas de Timon como: https://aguasdetimon.com.br/, nas agências físicas ou através do whatsApp: 86.98166.8888. Para ter acesso, o beneficiário deve preencher os seguintes requisitos: ter economia obrigatoriamente classificada como residencial; consumir no máximo 20 m³ de água (20 mil litros) por mês e o consumo de energia elétrica não pode ultrapassar 200 Kwh/ mês; possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo; ser inscrito no Cadastro Único para programas sociais (Cadúnico); não possuir fonte alternativa de água; ser proprietário de um único imóvel; e não possuir débitos com a Águas de Timon.

Os interessados em requerer o benefício devem apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF, Cartão do Bolsa Família, Cartão Cidadão ou Número do NIS, conta de água e de energia atualizada, Carteira de Trabalho e Previdência Social; documento do imóvel (alugado: declaração ou contrato de aluguel; próprio: registro do imóvel ou carta de aforamento; financiado: contrato de financiamento); em caso de doença crônica, laudo médico.

Para o secretário Marcio Sá, o acesso à tarifa é muito importante para famílias de baixa renda.

“Temos que abranger o máximo possível de usuários, sabemos que a cidade cresceu e que temos que ajudar as pessoas de baixa renda a ter acesso ao benefício, pois ter acesso à água evita doenças. Principalmente com a pandemia, pois também muita gente ficou sem emprego e qualquer desconto já sobra para alimentação e remédio. Por isso, nosso objetivo é colocar em prática o acesso ao benefício”.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura