• Portal da Transparência

23 de agosto de 2017

Timon se prepara para lançamento do Programa Criança Feliz

O programa pretende mudar a realidade de 500 famílias de baixa renda no município

WhatsApp Image 2017-08-17 at 08.17.55

O município de Timon está se preparando para receber um importante programa que pretende mudar a realidade de 500 famílias de baixa renda. Trata-se do Programa Criança Feliz (PCF), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e que será executado em Timon pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).  O programa já existe por lei, instituído pelo Decreto Federal nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e Timon aderiu, regulamentando por decreto. O Programa Criança Feliz será lançado em Timon no dia 31 de agosto do corrente ano.

 

Com ações intersetoriais nas diversas áreas que compõem as políticas públicas – como saúde, assistência social, educação, direitos humanos, esporte, cultura, etc. – o programa orientará as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos, com o intuito de promover desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes.

 

WhatsApp Image 2017-08-17 at 08.18.11

“Através do programa, a família será empoderada. Se a família necessita de outro serviço que não seja competência da assistência social, é papel nosso conduzir essa família às diversas políticas públicas que existem no município”, enfatiza a secretária da Semdes, Rosário Leal.

 

Para garantir um atendimento de excelência às famílias beneficiárias do Programa, a Semdes tem proporcionado e acompanhado de perto a capacitação dos supervisores e visitadores. Desde a última segunda-feira (14), até o dia 24 de agosto, a equipe de visitadores do Programa passa por uma capacitação. A capacitação está sendo conduzida pela diretora de Proteção Social Básica do município, Edinalva Luz, e supervisores do Programa.

WhatsApp Image 2017-08-17 at 08.18.00

“Este é um programa que necessita de uma articulação intersetorial, porque trabalha com políticas agregadas, e quanto mais as equipes envolvidas nesse trabalho adquirirem conhecimento, mais os resultados serão positivos. Por isso, desde visitadores, coordenadores e demais equipes técnicas que vão trabalhar com o Criança Feliz precisam estar inteirados e informados sobre todos os serviços que existem no município, pra que possamos trabalhar melhor na proteção e emancipação das famílias assistidas”, acrescenta Edinalva Luz.

 

Após a adesão e regulamentação por decreto, o poder público municipal instituiu o comitê gestor intersetorial com representantes de diversas políticas (saúde, educação, direitos humanos, esporte, cultura) – responsável pelo acompanhamento, planejamento e supervisão. Para execução do programa, foram contratadas 16 visitadoras e 2 supervisoras, que atuarão no PCF. Também tem realizado reuniões e estudos dirigidos sobre o PCF para equipes dos CRAS e visitadores. Além disso, providenciou a organização de instrumentais, organização e entrega de material de estudo (em DVD) para visitadores e supervisores, promoveu visita às unidades de CRAS, fez levantamento de público prioritário PCF, entregando a listagem para os CRAS (visitadoras estão fazendo a triagem nas fichas sociais) e realizou compra de kits e confecção de camisetas e coletes, além de todas as capacitações necessárias para visitas domiciliares às famílias selecionadas.

Após o Lançamento do Programa, serão organizadas reuniões territoriais com as famílias selecionadas e também com os equipamentos públicos existentes no município.

WhatsApp Image 2017-08-17 at 08.17.46

Últimas Notícias





Siga a prefeitura