A Secretaria de Desenvolvimento Social – SEMDES, nesta terça-feira (11/5), realizou a entrega de certificados de cursos de qualificação realizados, através da parceria da SEMDES e Senac de Timon. Ao todo 194 pessoas foram beneficiadas com as oficinas que aconteceram, por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que faz parte de um dos serviços oferecidos pela SEMDES.
Os certificados foram entregues na sede da SEMDES pelo secretário Márcio Sá, de forma simbólica para algumas participantes, para evitar aglomeração, respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid -19. Entre as oficinas ofertadas estão: empreendedorismo, marketing pessoal, modelo de negócios e canvas.
Lucimar Souza ,que mora na zona rural de Timon, não poupou esforços para adquirir mais conhecimento.
“Vinha todos os dias do curso do povoado Mocambinho, para participar do curso, a distância era grande mais valeu muito a pena o erforço, já estou no terceiro curso, que foi de empreendedorismo, já fiz de auxiliar administrativo e de informática, estou muito feliz”, disse Lucimar.
Rosemilda Cunha, que também recebeu o certificado, falou dos benefícios que a qualificação vai dar para seu futuro.
“Tenho muitos planos para o futuro, agora que fiz o curso de empreendedorismo e essa qualificação vai me ajudar muito, essa oficina foi muito boa”, falou Rosemilda.
A coordenadora do programa em Timon, Francisca Almeida Araújo, destaca o programa do Acessuas Trabalho, como uma porta que se abre para a realização de muitos sonhos.
“Esse programa tem o objetivo de promover a autonomia de muitas pessoas, que buscam ter uma vida melhor e nós como SEMDES estamos aqui para ajudar no que for preciso, para realizar os sonhos das pessoas e colocá-las no mercado de trabalho”.
O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Para participar do Programa é necessário estar inscrito no Cadastro Único, possuir o número do NIS e ter entre 14 e 59 anos. As inscrições para participar do programa são realizadas nos CRAS, devendo apresentar cópias do RG, CPF, Comprovante de Residência e o NIS.