A Prefeitura de Timon está mais uma vez engajada em mobilizar a população sobre importância da prevenção do câncer de pele. As ações estão concentradas na Campanha do Dezembro Laranja de 2020. Para atender toda a demanda do município, a Secretaria de Saúde de Timon está realizando agendamentos para a Policlínica, que possui as especialidades médicas como a dermatologia.
Esse tipo de câncer é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, o câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas.
Exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas – UV), principalmente na infância e adolescência, aumentam o risco da doença, como também ter pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, ou ser albino, ter história familiar ou pessoal de câncer de pele.
A estimativa de novos casos no Brasil, em 2020, é de 176.930, sendo 83.770 homens e 93.160 mulheres, segundo dados do INCA. Número de mortes no Brasil chegou a 2.329, sendo 1.358 homens e 971 mulheres, com dados referentes a 2018.
Para Daniele Coimbra, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT’S), o câncer de pele é o que mais mata no Brasil. “O câncer de pele, mata mais que o de próstata e o de mama, são cerca de 180 mil pessoas acometidas pela doença por ano, 27% da população sofre com a patologia. Então estamos mobilizados para atender a população de Timon que precisa desse atendimento. Essa é segunda vez que a cidade realiza a campanha”. concluí a coordenadora.
A Prefeitura orienta a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde do município, as UBS’s mais próximas de suas residências e na unidade, será feito o encaminhamento para a Policlínica, lá será agendado o dia do atendimento.
Além dos atendimentos, a prefeitura através da campanha Dezembro Laranja também realiza nas UBS’s várias ações de mobilização da comunidade sobre o câncer de pele. São realizadas rodas de conversa, palestras, blitz, entre outras.
Como prevenir
Como o câncer de pele se apresenta no corpo
Tratamento
No entanto, exigem indicação precisa feita por um especialista.