Em Timon, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu durante essa segunda-feira 30, na Policlínica a Ação Azul Dia D para atendimento do público-alvo. Foram oferecidos coleta de PSA, palestras sobre o câncer de próstata, atividades laboral e cultural; corte de cabelos,
além de consultas neurológicas e solicitação de exame de marcador de próstata. Todos os homens com 45 anos ou mais devem realizar o exame anualmente.
A diretora da Policlínica, Oglaide Noleto explicou que o objetivo da Ação é principalmente alertar para um grave problema que atinge milhares de homens no mundo. “O que fazemos aqui é basicamente prevenção, há muita dificuldade entre os homens porque ainda existe o tabu do exame do toque. Apesar desse problema, o exame é importante, assim como o PSA”, acrescentou, referindo-se ao exame de sangue que detecta sinais da doença de forma precoce.
Para o secretário municipal de Saúde, Marcos Vinicius, ainda é necessário quebrar o tabu, principalmente, quanto à realização do exame de próstata. “Temos o câncer de próstata e precisamos enfrentar as barreiras chamando atenção para este tipo de câncer que acomete milhares de homens em todo o país. Precisamos conscientizar sobre a importância dos exames e fazendo com que este preconceito seja banido da Saúde”.
Considerada uma doença da terceira idade, o câncer de próstata ocorre em 75% dos casos no mundo a partir de 65 anos de idade. A estimativa do Inca aponta o registro de 65.840 novos casos em 2020 no Brasil, colocando esse tumor como o segundo em mortalidade, e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no país, para cada ano do biênio 2018/2019. No Maranhão, ele é o tipo mais notificado entre os homens com 67,52% de registro na capital e 52,57% no estado. Os outros tipos de câncer que mais acometem os homens são estômago (15,67% na capital e 8,02% no estado), e colón e reto (14,95% na capital; 5 86% no estado), excetuando-se o câncer de pele.