• Portal da Transparência

26 de novembro de 2020

Projeto de Eficiência Energética do Departamento de Iluminação é premiado por chamamento público da Equatorial

 

A Equatorial Maranhão divulgou o resultado de uma “Chamada Publica de Projetos Equatorial Maranhão” com a finalidade de selecionar propostas de Projetos de Eficiência Energética e uso racional de energia elétrica. Com o objetivo de contribuir com as prefeituras em ações de melhoria na eficientização da iluminação pública, a Prefeitura de Timon por meio do Departamento de Iluminação Pública, obedecendo aos critérios da Chamada Publica, foi selecionada e inicialmente, as Avenidas Teresina, Francisco Carlos Jansen, Francisco Vitorino de Assunção e Jaime Rios serão contempladas com a modernização da iluminação pública com a instalação de 397 novas luminárias de LED.

 

 

Serão investidos cerca de R$ 300 mil, nessa modernização. Os pontos onde serão trocados e distribuídos os novos equipamentos foram definidos, a partir de Diagnóstico Energético e receberão tecnologia de LED para garantir a maior eficiência com o menor consumo de energia. “Será muito importante para economia de energia, as lâmpadas de led são mais eficientes e econômicas ”, reforça Levina Vale, diretora do Departamento de Iluminação Publica.

 

 

Economia e melhoria na qualidade da iluminação publica. Esses são alguns benefícios que os timonenses perceberão após a implantação do projeto de modernização da rede elétrica.

A diretora do Departamento de Iluminação Publica de Timon-DEMIP, Levina Vale ressalta que o órgão fez uma juntada de documentos para participar da “Chamada Publica”e que órgão inclusive terá uma carta de adimplência de toda a prefeitura com a CEMAR para ficar apta.

“A prefeitura sozinha não pode entrar com um projeto, pois tem que ser feito por uma empresa que tenha certificado de eficiência energética. Demos entrada de um projeto da empresa Vitális Energia LTDA de São Paulo com representantes em Teresina, claro tudo acompanhado pela engenheira do DEMIP, Renata oliveira. Daí, nosso projeto foi aprovado. A empresa Vitális Energia LTDA que entrou com o projeto vai fazer o serviço”, finaliza.

 

 

Sobre responsabilidade de iluminação pública; é importante esclarecer que a responsabilidade pela prestação do serviço de iluminação pública é da prefeitura de cada município, sendo isso estabelecido no art. 30, inciso V da Constituição Federal. Amparada pela determinação constitucional, a Resolução Normativa ANEEL nº 414, de 9 de setembro de 2010, no art. 218, determinou que as distribuidoras deveriam transferir os ativos de iluminação pública (luminárias, lâmpadas, relés e reatores) às prefeituras.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura