A pesquisa começou nesta quarta- feira 29 de julho, e está sendo feita com visita domiciliar, para a coleta de sangue e aplicação de um questionário. A equipe formada por entrevistadores e técnicos de coleta, todos devidamente identificados, irá de casa em casa, com o apoio de agentes municipais de saúde.
O estudo visa identificar o percentual estimado da população infectada pela Covid-19, no município, identificando também aqueles que não fizeram o teste, além das pessoas que se recuperaram em casa, ou foram assintomáticas. A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Prefeitura de Timon, o Laboratório Central do Estado do Maranhão (Lacen) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A análise do material coletado será feita pelo Laboratório Central do Maranhão e pela UFMA.
A pesquisa, chamada de “Estudo Sorológico de Infecção por Covid-19”, tem o objetivo de avaliar o cenário atual da pandemia no Estado e contribuir para conhecer o estágio da infecção dos maranhenses pela doença, realizar investigação populacional domiciliar por amostragem, para estimar as prevalências de anticorpos na população, o percentual de quem não teve sintomas e a extensão de infectados em cada município. Além, de estimar a adesão da população às medidas de distanciamento social, do uso de máscaras, do distanciamento físico e da higiene das mãos.
“A pesquisa contribuirá para termos mais dados seguros sobre o estágio da infecção dos timonenses. Em Timon, será desenvolvida nos bairros Parque Piauí, Parque Alvorada, Parque São Francisco e Mateuzinho, já na zona Rural serão os povoados da região do Riacho do Pinto”, destaca o secretário de Saúde, Vinícius Cabral.