Foi realizada de sexta-feira 24, a domingo 26 de julho, em Timon (MA), a 4ª fase da Operação Lockdown sob o Decreto nº 162, de 7 de julho de 2020. As operações se concentraram na zona Urbana do município, havendo fiscalizações na zona Rural mediante denúncias.
De acordo com o secretário de planejamento, Jefferson Veras, o principal objetivo da fiscalização da Operação é garantir que os estabelecimentos não autorizados a funcionar permanecessem fechados, para que realmente tivesse um efetivo Lockdown na cidade.
“Essa foi a quarta etapa. Todas as ações ocorreram com equipes em conjunto dos órgãos municipais da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Procon, SEMMA e SLU”, destaca o secretário.
A maior parte das denúncias foi de aglomeração de pessoas e consumo de bebida alcoólica em vias públicas, ou “bares clandestinos”, o que revela aos fiscais responsáveis, que grande parte da população conhece a importância do decreto e funcionamento da fiscalização.
De acordo com o levantamento foram: 71 orientações, 54 notificações, 65 denúncias 14 multas, 39 fechamentos e 28 orientações sobre a importância de não consumir bebidas alcoólicas.
“O balanço deste final de semana foi positivo, uma vez que, grande parte dos comércios autorizados a funcionar durante o lockdown segue as orientações Sanitárias estabelecidas no decreto municipal,” destaca o diretor da Vigilância Sanitária de Timon, Leonardo Guedes.
No sábado (25), Timon alcançou 52,2% de isolamento social. Já no domingo, a taxa foi 55,2%. Para o secretário de planejamento do município, Jefferson Veras, a retomada gradual do comércio se dar diante de um contexto, onde a taxa de transmissibilidade em Timon, se encontra abaixo de 1, demonstrando uma tendência de queda no número de infectados e atualmente sem risco de colapso no sistema de saúde.
“Além disso, contamos com uma retaguarda do sistema de saúde do Estado do Maranhão, caso haja um aumento vertiginoso dos casos após a reabertura. O aumento nas taxas de isolamento social, nas últimas semanas, nos concedeu segurança para que pudéssemos avançar para a retomada de alguns segmentos empresariais”, finaliza o secretário.