A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe) encerra no dia 30 de junho. Em Timon, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é de que 90% do público-alvo sejam vacinados até lá. Os dados atuais, no entanto, revelam que apenas 69,03% dos timonenses estão imunizados.
O principal objetivo da campanha é a redução das complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população. No mundo, a doença é responsável pela morte de 250 a 500 mil pessoas por ano.
Em 2020, a importância da imunização contra a gripe é ainda maior, devido à pandemia da Covid-19. Os sintomas do novo coronavírus são muito parecidos com os de outras doenças como a gripe, por isso, a importância da imunização, para que facilite o diagnóstico da doença pelos profissionais.
A vacina contra a influenza é destinada para crianças entre seis meses e seis anos de idade; trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto; idosos com mais de 60 anos, adultos entre 55 a 59 anos, portadores de doenças crônicas, professores, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros, povos indígenas e a população privada de liberdade, bem como, os funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.
O Dia “D” da campanha de vacinação será no dia 27 de junho e postos estarão distribuídos nos seguintes locais:
Cocais Shopping (Drive Thru)
Creche Francisca Macedo
Escola CE Maria Conceição Teófilo Silva, no bairro Parque Alvorada
UBS Padre Delfino
Igreja Santo Antônio
Antes e depois do Dia “D”, a vacina contra a influenza (gripe) pode ser encontrada nas UBSs do município.
Sintomas da influenza (Gripe)
A influenza é uma infecção viral que atinge nariz, garganta, brônquios e até os pulmões. Ela pode durar cerca de uma semana e é comum apresentar:
Febre alta
Dores musculares
Dor de cabeça
Mal-estar intenso
Tosse
Coriza
Rinite