Em Timon, os acolhidos na Casa do Idoso recebem cuidados 24 horas. São serviços essenciais para os idosos, por isso, nesse momento de pandemia, a equipe trabalha de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate e prevenção ao novo coronavírus.
Uma escala de rodízio tem ajudado a evitar aglomerações entre a equipe de trabalho, que envolve vigias, cuidadores, técnicos de enfermagem, cozinheiras, serviços gerais, orientadora social e equipe administrativa.
“Como prevenção ao novo coronavírus, qualquer colaborador que apresente sintomas gripais é afastado. Dentro do abrigo, todos os colaboradores e idosos usam máscaras faciais seguindo os critérios da vigilância sanitária”, explicou Francelina Machado, coordenadora da unidade.
Como os idosos precisam fazer periodicamente avaliação de saúde, uma parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF) tem permitido a visita contínua de agentes de saúde ao abrigo. Alternativa do serviço de urgência e emergência também tem ajudado a evitar as saídas dos acolhidos para os hospitais.
Toda a equipe da Casa do Idoso recebeu orientações sobre os cuidados e observação dos sinais, sintomas do novo coronavírus, permitindo, de forma imediata, o atendimento de qualquer situação suspeita.
RESIDÊNCIA INCLUSIVA
Assim como a Casa do Idoso, a Residência Inclusiva tem seguindo os cuidados para garantir a saúde e qualidade de vida dos acolhidos. Ao todo são seis idosos, entre homens e mulheres, alguns dependentes totais de ajuda e apoio, além de cadeirantes e acamados.
Acolhimento tem sido a palavra de ordem para quem lida diariamente com o público idoso nos abrigos. A maioria não tem ninguém, nem familiares e por isso precisa de amor, paciência, afeto e companhia.
Segundo o coordenador Filipe Soares, sem as visitações dos grupos de igreja e de oração, por conta da pandemia, muitas atividades estão sendo desenvolvidas pelos próprios colaboradores, como forma de mantê-los envolvidos e distantes da ociosidade.
“Estamos trabalhando com escala, mas pensando em todos os detalhes desde higiene pessoal (lavagem das mãos, uso de álcool gel e máscaras faciais) dos colaboradores até os cuidados redobrados com a higiene dos idosos. Fizemos o dia das mães com café da manhã e entrega de flores. Mas, durante esses dias difíceis também estamos realizando o dia de cinema e os momentos de oração”, disse o coordenador.