• Portal da Transparência

15 de junho de 2020

Abrigos de Timon se mobilizam para garantir saúde e qualidade de vida em tempos de pandemia

Em Timon, os acolhidos na Casa do Idoso recebem cuidados 24 horas. São serviços essenciais para os idosos, por isso, nesse momento de pandemia, a equipe trabalha de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate e prevenção ao novo coronavírus.

Uma escala de rodízio tem ajudado a evitar aglomerações entre a equipe de trabalho, que envolve vigias, cuidadores, técnicos de enfermagem, cozinheiras, serviços gerais, orientadora social e equipe administrativa.

“Como prevenção ao novo coronavírus, qualquer colaborador que apresente sintomas gripais é afastado. Dentro do abrigo, todos os colaboradores e idosos usam máscaras faciais seguindo os critérios da vigilância sanitária”, explicou Francelina Machado, coordenadora da unidade.

Como os idosos precisam fazer periodicamente avaliação de saúde, uma parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF) tem permitido a visita contínua de agentes de saúde ao abrigo. Alternativa do serviço de urgência e emergência também tem ajudado a evitar as saídas dos acolhidos para os hospitais.

Toda a equipe da Casa do Idoso recebeu orientações sobre os cuidados e observação dos sinais, sintomas do novo coronavírus, permitindo, de forma imediata, o atendimento de qualquer situação suspeita.

RESIDÊNCIA INCLUSIVA

Assim como a Casa do Idoso, a Residência Inclusiva tem seguindo os cuidados para garantir a saúde e qualidade de vida dos acolhidos. Ao todo são seis idosos, entre homens e mulheres, alguns dependentes totais de ajuda e apoio, além de cadeirantes e acamados.

Acolhimento tem sido a palavra de ordem para quem lida diariamente com o público idoso nos abrigos. A maioria não tem ninguém, nem familiares e por isso precisa de amor, paciência, afeto e companhia.

Segundo o coordenador Filipe Soares, sem as visitações dos grupos de igreja e de oração, por conta da pandemia, muitas atividades estão sendo desenvolvidas pelos próprios colaboradores, como forma de mantê-los envolvidos e distantes da ociosidade.

“Estamos trabalhando com escala, mas pensando em todos os detalhes desde higiene pessoal (lavagem das mãos, uso de álcool gel e máscaras faciais) dos colaboradores até os cuidados redobrados com a higiene dos idosos. Fizemos o dia das mães com café da manhã e entrega de flores. Mas, durante esses dias difíceis também estamos realizando o dia de cinema e os momentos de oração”, disse o coordenador.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura