De 14 a 24 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), por meio das coordenações de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiologia, Unidade de Vigilância em Zoonoses, NMES, Endemias e Atenção Básica, promove a Semana de prevenção da leishmaniose visceral (LV), uma doença grave, transmitida para pessoas e cães por meio da picada de um inseto (vetor) conhecido como “mosquito palha”.
A iniciativa (que tem como parceiros a Secretaria de Educação, Superintendência de Limpeza Urbana, IESM e Guarda Municipal) será realizada por meio de promoções de palestra nas escolas, mutirões de limpeza na cidade, vacinação canina, visitas domiciliares, Testes Rápidos LV canino, orientações e distribuição de material informativo, entre outros.
Hoje (14) pela manhã, a atividade foi realizada na Unidade Escolar Raimunda de Carvalho, com palestras para estudantes e professores. Na oportunidade, houve o agendamento de vacinação contra a Raiva e Testes Rápidos para Leishmaniose, que ocorrerá amanhã (15) no Centro de Idosos do Bairro Cidade Nova.
“Sem o inseto, não há transmissão da leishmaniose. Então, a melhor prevenção é evitar a proliferação do mosquito palha com medidas simples, como manter o ambiente limpo, cuidando diariamente de quintais e jardins, recolhendo todo material orgânico do chão (fezes de animais, folhas, frutos), pois é nesse material acumulado que as fêmeas do inseto põem seus ovos e geram uma grande quantidade de novos mosquitos que irão transmitir a doença para pessoas e cães”, explicou o gestor municipal de Saúde, Marcio Sá.
Sinais e sintomas da LV em humanos
Febre durante muitos dias, perda de peso, fraqueza, anemia e aumento do fígado e baço. Em casos graves, podem ocorrer sangramentos. O diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sinais e sintomas nos cães
Os sintomas nos animais são: emagrecimento, queda de pelos, crescimento das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, orelhas, olhos e patas. A única forma de saber se os cães estão infectados é por meio de exames específicos de laboratório.