A Comissão Intersetorial de Articulação do Selo Unicef em Timon se reuniu nesta terça-feira (10) para traçar e reforçar as estratégias para a busca ativa escolar. As secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social trabalharão na identificação de casos de crianças e jovens que abandonaram a escola.
Em Timon, a busca ativa escolar já é lei e está contida no Plano Municipal de Educação, mas agora ganha reforços com a articulação do Selo Unicef, por ser um dos indicadores sociais exigidos. A ação ajuda na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Os dados concretos possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.
Coordenada pela articuladora do selo em Timon, Alexandra Morais, durante a reunião foi definido que será realizada uma semana de atividades do dia 22 a 27 de março, com um dia D, em que as equipes das secretarias irão a campo, realizando a busca ativa efetiva para que esses jovens retornem à escola.
Cada setor tem um papel específico, que vai desde a identificação da criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Outra estratégia definida é a publicização e intensificação da permanência escolar nos CRAS, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), com um supervisor em cada um, e também a divulgação com as famílias atendidas nas UBS, realizada pela Secretaria de Saúde.
SELO UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos, através de ações que possam garantir a melhoria dos serviços e equipamentos sociais. O Selo Unicef recebido por Timon foi conquistado graças às mudanças através da melhoria de escolas, construção de novas creches, novos postos de saúde, ampliação do atendimento de CRAS e CREAS, fortalecimento da rede de proteção da criança e do adolescente, construção de novos locais para a prática de esporte, cuidado com a primeira infância a partir do acompanhamento da mãe, dentre várias outras ações.