• Portal da Transparência

20 de fevereiro de 2020

Timon fortalece serviço de acolhimento para pessoas idosas e com deficiência

As equipes da Casa do Idoso e Residência Inclusiva de Timon se reuniram na última quarta-feira (19) no Ministério Público com o titular da 6ª Promotoria de Justiça Especializada de Timon (Defesa do Idoso e da Pessoa Com Deficiência), o Promotor de Justiça Fábio Menezes de Miranda, para discutir as demandas direcionadas a ambos os públicos das unidades.

O encontro teve o objetivo de condensar ações de forma a atender o perfil dos acolhidos das unidades, integrantes da Proteção Social Especial, dentro da política de Assistência Social, bem como as articulações em rede para ofertar a garantia de direitos civis e sociais, promovendo uma integração e compreensão do contexto e das necessidades diante da demanda de cada acolhido em ambos os serviços.

A coordenadora da Casa do Idoso, Francelina Machado, ressalta que o município tem demonstrado uma preocupação voltada a este público, com ações pensadas de forma a acolher, cuidar e garantir todos os direitos da pessoa idosa. “O encontro se faz necessário para prestarmos os devidos atendimentos e promoção junto à rede. É uma forma de socializar as informações e discutir a garantia dos atendimentos direcionados ao público alvo, ofertando assim prestação de serviço qualificada e ágil”, explica.

A Casa do Idoso, inaugurada em 2019 pelo prefeito Luciano Leitoa, é um serviço de acolhimento para idosos com idade a partir de 65 anos, que pelos mais diversos motivos perderam o vínculo com os familiares. Possui capacidade de acomodação para 10 pessoas e uma equipe multidisciplinar com atendimento 24 horas. A Residência Inclusiva acolhe pessoas que estejam em situação de dependência de saúde e que não tenham como prover os cuidados. Os serviços realizados são: acolhimento, escuta qualificada, atendimentos individualizados e coletivos, oficinas de desenho, música, colagem, atividades culturais e o devido encaminhamento para a rede de saúde.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura