Para fortalecer o desenvolvimento do programa Família Acolhedora em Timon, a equipe técnica esteve visitando as instalações de Teresina, como forma de estreitar parcerias e trocar experiências.
A coordenadora do programa em Timon, Cléuma Feitoza, participou da visita e explica que a conversa proporcionou o alinhamento de estratégias e a aquisição de informações importantes que vão contribuir para a execução das ações e atividades.
“Uma das estratégias que vamos adotar é fortalecer a parceria com a rede de proteção e buscar estar sempre presente nos CRAS e demais unidades, gerando mais visibilidade”, afirmou Cléuma Feitoza.
Outro ponto que será adoto são encontros e capacitação com as famílias interessadas e cadastradas para que as informações e requisitos sejam bem esclarecidos para melhor andamento do serviço e que cumpra com a missão de transformar a vida dessas crianças e adolescentes que serão acolhidos.
O programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar em ambiente sadio. A criança contemplada é transferida a uma família cadastrada que, durante a estadia, é acompanhada por uma equipe técnica. Enquanto isso, os responsáveis de origem passam por uma série de ações socioassistenciais, realizada por uma equipe formada por assistente social e psicóloga, com o objetivo de promover a reintegração adequada da criança acolhida, que realiza visitas ocasionais durante o atendimento. Uma vez solucionados os problemas causadores da medida protetiva, a criança ou adolescente volta a viver, sempre que possível, com a família de origem.
Para ser uma família acolhedora é necessário ter a idade mínima de 25 anos, residir em Timon há pelo menos dois anos, estar bem de saúde, não possuir antecedentes criminais, não apresentar problemas psiquiátricos e/ou dependências de substâncias psicoativas, não ter interesse em adotar o acolhido, residir em imóvel com espaço e condições adequadas, bem como ter disponibilidade de tempo e carinho.
Para participar, indicar alguém ou saber mais informações, a equipe da Família Acolhedora está localizada na sede da SEMDES (Rua Miguel Simão, 825- Centro). Contato: (86)98876-0300, ou através do e-mail: familiaacolhedoratimon@gmail.com.