Durante todo o ano de 2019, foram realizadas diversas ações de combate ao trabalho infantil
A Comissão Intersetorial do Trabalho Infantil de Timon se reuniu nesta terça-feira (17) para discutir articulações dos passos a serem seguidos para o certificado do Selo Município sem Trabalho Infantil. Também foram relembradas as ações realizadas em 2019 e que continuarão próximo ano.
Durante todo o ano, a Comissão, em articulação com as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), desenvolveu uma série de campanhas e capacitações pontuais que fortaleceram o município no combate ao trabalho infantil: na época das prévias carnavalescas e no Zé Pereira de Timon foi realizada uma campanha de conscientização durante as festas, durante o 18 de maio (Campanha de Combate à Exploração Sexual Infantil), a campanha do 12 de junho (Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil) e campanha no feriado de finados, combatendo o trabalho nos cemitérios, além das oficinas para os profissionais da rede de assistência e da equipe do Cadastro Único.
Todas essas atividades estão inseridas no plano de ações 2020, que também foi apresentado durante a reunião, bem como as estratégias para que Timon seja certificado com o selo município sem trabalho infantil, os passos a serem seguidos para obter a certificação é de iniciativa do Governo do Estado, o que faz com que os municípios se tornem referência nacional.
Outro objetivo do encontro eram sugestões de ações para 2020, uma delas foi a sensibilização com os gestores das escolas municipais, durante o encontro pedagógico realizado em janeiro, e a maior participação e envolvimento dos próprios adolescentes nas reuniões e atividades. A coordenadora das AEPETI, Jéssica Vieira, destacou que já em janeiro será realizada uma reunião com o Ministério Público e o Ministério Público do Trabalho para articular atividades e continuar a parceria de fiscalização e combate do trabalho infantil.