A Campanha Dezembro Laranja, que faz um alerta importante para a prevenção e tratamento do câncer de pele, foi aberta em Timon oficialmente nessa sexta-feira (6), na Policlínica. Segundo Danielle Coimbra, coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NMES) e de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTS), durante o mês de dezembro o trabalho será incansável, para levar promoção e prevenção do câncer de pele.
Durante o evento, a médica Márcia Francine esclareceu pontos importantes sobre o câncer de pele. “A doença é mais comum entre pessoas com idade acima de 40 anos. É raro entre crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a exposição de jovens aos raios solares a média de idade dos pacientes vem diminuindo.” – pontuou a médica.
A campanha tem como foco a prevenção. As chances de cura aumentam quando o câncer é diagnóstico e tratado precocemente. “É importante que a população busque investigar o surgimento de manchas e sinais na pele. Aqui, nós estamos prontos a atender quem precisa. Nosso espaço conta atualmente com dois médicos dermatologistas”, afirma a diretora da Policlínica, Oglaide Nolêto.
Além da Policlínica, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) conta com a Coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF) e com o apoio do Hospital Regional Alarico Nunes Pachêco para oferecer toda a dinâmica e direcionamento dos pacientes, desde os serviços de rotina até o diagnóstico de câncer de pele.
“O nosso objetivo, junto com a Secretaria de Saúde, é levar a informação, divulgando a prevenção para o máximo de locais na cidade de Timon e atingir o maior número possível de pessoas.” – frisa Danielle Coimbra, coordenadora do NMES e DANTS.
No Brasil, o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum é o câncer de pele não melanoma, com letalidade baixa, porém com índices elevados.