Aconteceu no município de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), o dia D do Novembro Azul. A mobilização ocorreu na Policlínica, ocasião em que foram intensificados os atendimentos médicos com especialistas.
Durante a campanha Novembro Azul, o público masculino é recrutado em ações da Saúde que levam profissionais da pasta para diversos locais, como empresas, cerâmicas, construtoras e órgãos com funcionários que, em sua maioria, são homens, com o propósito de transmitir informações sobre câncer de próstata.
“Estamos em mais uma campanha do Novembro Azul, com uma programação bem ampla, para alcançar os locais onde existe uma grande concentração de homens, levando a informação na tentativa de acabar com o preconceito que ainda é muito comum sobre o exame para detecção do câncer de próstata, que é o toque retal. Entretanto, é um procedimento rápido, e que não afeta em nada a masculinidade do homem, e com certeza ajuda a salvar em 98% muitas vidas”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.
Segundo Diretora da Policlínica, Oglaide Noleto, o objetivo do Dia D é atender o maior número de homens do que os dias normais, com diversos serviços de saúde. “O câncer de próstata é o segundo mais comum do Brasil e, mesmo assim, 50% da população masculina que está na faixa de risco, ainda se nega a fazer os exames preventivos. Por isso, com a campanha, vamos estar em todos os locais onde há um grande contingente de homens, para orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, informou a diretora.
No Dia D da Policlínica houve palestras aos presentes e orientações de como e onde procurar os serviços para a prevenção da doença, que são as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), lotadas na unidade de saúde mais próxima.
A campanha segue até o final do mês, com intensificação nos atendimentos. Nesta sexta-feira, muitas atividades aconteceram no povoado Gameleira (zona rural), no CIRETRAN, Mercado Formosa, ONG Casa de Palha, nas unidades básicas de saúde do Parque Alvorada e Urbano Martins, com palestras, agendamento e/ou coleta PSA e Ultrassonografias, distribuição de preservativos, aferição de pressão, glicemia capilar, atualização de vacinas, teste rápido HIV e Sífilis.