Continuando a capacitação de sensibilização e mapeamento da rede intersetorial sobre a temática do trabalho infantil, os profissionais participaram nesta quarta-feira (13) de uma oficina prática conduzida pela equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).
A atividade foi iniciada com uma apresentação de um vídeo reflexivo sobre a realidade brasileira de crianças que trabalham e os prejuízos e as consequências que causam no desenvolvimento e nos estudos da criança/adolescente. A partir do vídeo, cada participante fez uma reflexão através de uma palavra ou de algo que mais chamou atenção, com o objetivo de sensibilizar os profissionais e de eles discutirem a importância da erradicação e do enfrentamento ao trabalho infantil.
Em seguida, eles se reuniram em grupos e trabalharam na temática de caracterizar o trabalho infantil na região, no caso, dos territórios nas quais as unidades estão inseridas. Foram identificados os locais/bairros de maior incidência de trabalho infantil no município, as atividades mais comuns de trabalho infantil e a faixa etária. Além, disso foi feito um levantamento de ações de combate ao Trabalho Infantil e dos órgãos e instituições responsáveis. Ao final, os participantes apresentaram e formaram um quadro que irá reforçar e ajudar na execução dos trabalhos desenvolvidos relacionadas à temática.
A coordenadora das AEPETI, Jéssica Vieira, conta que a oficina é um fortalecimento e repasse de informações para os demais profissionais da rede envolvidos, após a equipe participar de uma capacitação em Caxias que visou essa sensibilização e mapeamento nos municípios.