O município foi o único selecionado do estado do Maranhão
Com o tema “O uso de ferramentas do Google Drive para obtenção, sistematização e análise de dados sobre o trabalho infantil no município de Timon-MA”, o projeto inscrito pela equipe da Vigilância Socioassistencial (VSA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) na 3ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial foi selecionado dentre inúmeros municípios de grande porte.
A Mostra está em sua terceira edição e é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). O trabalho desenvolvido pela equipe, conjuntamente com as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), visou contribuir com a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no município de Timon-MA, através dos instrumentais de pesquisa da Vigilância Socioassistencial e o compartilhamento das informações produzidas com a rede de proteção socioassistencial através da utilização de ferramentas do Google Drive.
Segundo a coordenadora da VSA, Valéria Andrade de Carvalho, a pesquisa surgiu da necessidade de desenvolver um estudo territorializado da situação de trabalho infantil no município. “Em um trabalho articulado com a Educação, aplicamos um questionário com as próprias crianças/ adolescentes das escolas da rede municipal de ensino, tendo como objetivo a identificação de situações de trabalho infantil no município. Depois, surgiu a necessidade de informatizar os dados para obter maior número de informações”, explica.
Os dados coletados foram inseridos na ferramenta Formulário, na qual foram inseridas informações compartilhadas simultaneamente com a VSA por cinco profissionais da rede socioassistencial: dois psicólogos, duas assistentes sociais, uma pedagoga. A operadora de microcomputador da VSA, Ângela Maria Santos Rêgo, afirma que a ideia surgiu para facilitar a elaboração de tabulações, relatórios, diagnósticos e planejamentos de forma dinâmica e prática.
A equipe ainda ressalta que o uso das ferramentas disponibilizadas pela Google (Documentos, Planilhas, Formulários e Drive) para compartilhamento das informações entre os profissionais envolvidos, em especial a equipe da AEPETI, favorece o armazenamento, o processamento e disseminação de informações, além de fortalecer a capacidade de articulação entre as equipes técnicas da rede de proteção social de enfrentamento ao trabalho infantil, em busca de maior eficácia nas ações acerca dessa problemática.
Com a pesquisa consolidada e com resultados que vão possibilitar o aprofundamento da identificação dos casos de trabalho infantil no município de Timon, a equipe apostou nessa temática e foi selecionada para participar da Mostra Nacional, que ainda não tem data definida.
Vigilância Socioassistencial
A Vigilância, ao lado da Proteção Social (Básica e Especial) e do Sistema de Garantia de Direitos, compõe o tripé das funções estruturais da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O objetivo da Vigilância Socioassistencial é produzir, sistematizar, analisar e diagnosticar dados e informações provenientes do contexto socioeconômico de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como monitorar a oferta de programas, projetos e benefícios socioassistenciais no município.