Na próxima quinta-feira (19), terá início a XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Timon, no Auditório da UEMA, às 17h. Tendo como tema Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social, o evento pretende enfatizar os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e reforçar as políticas de assistência no município.
A presidente do Conselho de Assistência Social (CMAS), Kledilza Mesquita, destaca que um dos objetivos também é a apresentação de propostas para a política de assistência, discutidas em três eixos, além da escolha dos delegados para a Conferência Estadual. Os eixos serão: Eixo 1 – Assistência Social é um direito do Cidadão e dever do Estado; Eixo 2 – Política Pública tem que ter financiamento público; Eixo 3 – A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.
Como se espera grande participação social, principalmente dos usuários e trabalhadores do SUAS, a palestra magna, que acontece no primeiro dia (19), abordará o tema “Garantindo o direito do Benefício de Prestação Continuada (BPC)”. Já no segundo dia, serão apresentados os serviços e atuação da proteção social básica e especial desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES).
A XIII Conferência Municipal de Assistência Social está sendo realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SEMDES), da Prefeitura de Timon.
Programação:
Dia 19/09/19
17h – Abertura Oficial
17h30 – Apresentação Cultural (Crianças do Povoado São Miguel)
18h – Palestra Magna: “Garantindo o direito do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Palestrantes: Larissa Velozo e François Barros Lima
Dia 20/09/19
7h30 – Credenciamento
8h20 – Formação da Mesa
8h40 – Apresentação Cultural
9h10 – Leitura do Regimento Interno
9h20 – Apresentação dos Painéis (Eixos Temáticos)
– Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado
(Apresentação da rede de Proteção Social Básica)
– Políticas Públicas tem que ter financiamento Público
(Apresentação das unidades por complexidade de atendimento)
– A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade
(Apresentação visual das entidades certificadas pelo CMAS)
11h – Oficinas
12h30 – Almoço
13h30 – Socialização das oficinas
14h20 – Plenária Final (Propostas e escolha de delegados para Conferência Estadual)
15h – Avaliação
15h30 – Encerramento