Em continuidade à capacitação promovida pelas Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) em parceria com a Vigilância Socioassistencial, o entrevistadores do CadÚnico participaram nesta sexta-feira (13) da segunda parte do treinamento: uma oficina prática.
O foco da atividade estava no tema: Identificando os Casos de Trabalho Infantil. A coordenadora das AEPETI/TIMON, Jéssica Vieira, explica que o objetivo era que eles colocassem em prática o que foi aprendido no primeiro dia e destacou que o diagnóstico do trabalho infantil no município depende primordialmente do trabalho realizado pelos entrevistadores.
No primeiro momento, assistiram a um vídeo reflexivo sobre a realidade do trabalho infantil, o que gerou um momento de discussão construtivo. Em seguida, foram divididos em grupos e fizeram um estudo de caso com situações e relatos de casos reais de crianças que passaram pela situação de trabalho infantil, identificando as características e situações de acordo com o que aprenderam.
Depois do estudo, apresentaram os pontos que identificaram e quais medidas e ações tomariam em cada caso. Um dos pontos destacados é a importância de a família como um todo receber a assistência da rede, para ajudar na identificação e redução dos casos, ressaltando mais uma vez o trabalho desenvolvido pelos entrevistadores.