Firmando o compromisso de discutir políticas e fomentar soluções que garantam o acesso à alimentação de qualidade e a consequente relação com a saúde, educação, agricultura e assistência social, foi realizada nesta quarta-feira (14) a II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Timon, com grande participação social.
Proposta pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), em parceria com a Prefeitura de Timon, a Conferência analisou os desafios da atual conjuntura para a Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), assim como os avanços que aconteceram no município. O vice-prefeito, João Rodolfo, destacou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em que há a compra direta de produtos da agricultura familiar para o abastecimento da alimentação escolar. “Timon possui o percentual ideal para a compra direta dos alimentos produzidos na agricultura familiar”, complementa.
A secretária de Desenvolvimento Social (SEMDES), Rosário Leal, destacou que é um momento muito importante para Timon avançar na política de SAN. “A segurança alimentar também está dentro da política de assistência social, então temos uma forte preocupação em garantir a alimentação adequada de nossos usuários, principalmente aqueles que estão nas unidades de acolhimento”, ressalta.
Discutindo o tema central, que era o Brasil e o mapa da fome: estratégia de superação no Maranhão e no município de Timon, o palestrante Kurt Clajus, representante Conselho Estadual (CONSEA/MA), falou sobre os meios para se garantir o direito à alimentação adequada, alternativas para produzir alimentos saudáveis, reforçou que segurança alimentar envolve uma série de fatores que vão além da preocupação em alimentar e destacou a atuação intersetorial do Conselho. Depois, o gestor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Aécio Borges, explicou o funcionamento do órgão e os avanços no município. Encerrando as palestras a nutricionista Camila Paiva, explicou mais detalhadamente como funciona o PNAE e como ele beneficia a oferta de alimentos nas escolas.
Outro objetivo era discutir propostas para serem levadas à VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN), na qual os participantes se dividiram em dois eixos. Uma das propostas mais indicadas foi a criação do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional de Timon, que trará inúmero benefícios. Ao final, foram escolhidos os delegados que representarão Timon na Conferência Estadual: Aécio Borges (AGERP) e Luís José da Silva (Secretaria de Saúde) do poder público e Ivanildes Silva (Povoado São José dos Cacetes), Thiago Vieira (Igreja Adventista), Francisco de Fátima (Liga Desportiva timonense) e Isabel Cristina da Cruz Gomes (Morhan) da sociedade civil.