Mensalmente, as equipes que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro Flores se reúnem para planejar, alinhar e avaliar atividades. Nesta quinta, 18, aconteceu mais um encontro, dessa vez, com uma participação especial – o professor e advogado Alessander Mendes, mais conhecido como Alex Mendes, Mestre em Mediação de Conflitos, que prontamente atendeu ao convite feito pela coordenadora do SCFV Flores, Daniele Carvalho Lima.
Conforme explicou o presidente do Centro Educacional São Raimundo Nonato, Manoel de Menezes Costa, já é um hábito realizar reflexões antes das reuniões com as equipes. “Eu acho válido realizar esse momento, sempre procurando transmitir uma mensagem de motivação, ou de fé, esperança, de colaboração… Hoje, o professor Alex Mendes foi o convidado para trazer essa reflexão, e o foco foi essa questão do companheirismo, de como a união entre as equipes contribui pra um bom desenvolvimento dos serviços que a gente oferece pra população”, acrescentou o Sr. Manoel.
Em um dos momentos da reflexão, Alex Mendes destacou: “A unicidade pode levar um projeto a durar cem anos, mas a desigualdade pode levar esse mesmo projeto a durar somente dois”. Com isso, reforçou a importância de trabalhar com unicidade, uma vez que o Centro de Convivência concentra equipes de diferentes secretarias municipais.
De acordo com a coordenadora do SCFV Flores, Daniele Carvalho Lima, atividades como essa são essenciais para o aprimoramento da equipe. “A necessidade de promover o aprimoramento do conhecimento é uma constante no desempenho dos 30 profissionais que atuam tanto no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) como na educação. Assim, colheremos os bons resultados das sementes plantadas no encontro e veremos também os frutos que serão colhidos por toda a comunidade”.
O SCFV
Mantido pela Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolve serviços de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos destinados a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. Desenvolve intervenções intersetoriais que assegurem a atenção integral aos usuários e suas famílias, de maneira que privilegie a articulação do serviço com a rede socioassistencial e com as demais políticas públicas. São oferecidas atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações de seus usuários, incentivando a participação social, o convívio familiar e comunitário e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade.