Os visitadores, supervisores e a coordenação do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz (PCF) se reuniram nesta terça-feira (18) para alinhar e definir novas ações para continuar o bom atendimento e execução do programa no município, de forma a sempre beneficiar o usuário.
A equipe apresentou aos visitadores a segunda edição do Projeto de Construção de Brinquedos, que foi planejado com a intenção de tornar mais acessível e que as famílias utilizem materiais recicláveis que possuam em casa, além de envolver pais e filhos em uma atividade que visa estimular a criatividade da criança e sua coordenação motora e fortalecer os vínculos.
O projeto será executado por meio de oficinas realizadas em cada CRAS, em que os visitadores ensinarão as mães e cuidadores como construir os brinquedos. Durante o encontro os visitadores deram sugestões de como eles poderão ser construídos e quais os materiais serão utilizados. No dia 08/07 será realizada no CRAS Joaquim Pedreira, no dia 09/07 será no CRAS Parque União, dia 10/07 no CRAS Parque Piauí e dia 11/07 no CRAS Vila João Reis.
Na oportunidade, os visitadores, que realizam visitas domiciliares e estão em contato direto com as famílias cadastradas, receberam novo fardamento, puderam tirar dúvidas sobre encaminhamentos realizados durante os atendimentos, primando pela excelência no atendimento ao usuário e apresentaram exemplos exitosos de crianças que tiveram ajuda no seu desenvolvimento. Também foram orientados sobre as formas de acolhimento e adesão das famílias e que devem sempre buscar atualização e conhecimentos sobre a primeira infância para agregarem ao trabalho executado.
A secretária de Desenvolvimento Social, Rosário Leal, destacou a importância do PCF para o município, que atualmente atende 1000 famílias e cuja execução em Timon já foi destaque em publicação internacional. “Priorizamos sempre um bom atendimento, uma simples conversa realizada da forma correta, já ajuda e muito uma família”, ressalta.
Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz
O Programa Criança Feliz promove o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, abrangendo também a atenção à gestante e à família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais.
O PCF é executado através da visita domiciliar, que são ações frequentes desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa, com o objetivo de fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e para promover o desenvolvimento infantil.
Tem como público prioritário: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias, que possuam o NIS; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do BPC; e crianças de até 6 seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente