A abertura acontece no dia 11, com participação de crianças e adolescentes
A Semana de Mobilização Contra o Trabalho Infantil 2019 será realizada de 11 a 14 de junho pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), por meio das Ações Estratégicas do PETI (AEPETI). O tema será: “Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar”, e pretende, além de mobilizar, informar a sociedade sobre a temática.
Neste ano, o objetivo também é estimular a participação social dos jovens para que os mesmos sejam protagonistas na elaboração, execução e avaliação das propostas, visando fortalecer as articulações no município para a prevenção e erradicação do Trabalho Infantil. Portanto, o evento de abertura, que acontece no dia 11 de junho, às 8h, no Wall Ferraz, será um bate-papo interativo com crianças e adolescentes e profissionais da rede.
No dia 12.06, em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, serão realizadas ações simultâneas dentro das unidades de atendimento da SEMDES, nas escolas e na zona rural. Já no dia 13.06, acontece panfletagem e mobilização em pontos da cidade vulneráveis ao trabalho infantil, como forma de despertar um olhar cuidadoso e ampliado para essa realidade.
A semana termina no dia 14.06, com uma capacitação para os profissionais da rede, com o objetivo de orientá-los para melhores resultados durante a busca ativa e na identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
A coordenadora do AEPETI, Jéssica Vieira, explica que a Semana de Mobilização Contra o Trabalho Infantil será desenvolvida com ações conjuntas e terá como parceiros o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Articulação do Selo Unicef, NUCA, NAE, Secretaria Municipal Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Ministério Público, Guarda Municipal, Conselho Tutelar I e II e várias instituições superior de ensino.