Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) definiram nesta segunda-feira (20) as atividades da Semana de Mobilização Contra o Trabalho Infantil 2019, que acontecerá no período de 11 a 14 de junho. A atividade faz alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho).
A coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Jéssica Vieira, explica que neste ano, além de mobilizarem a sociedade civil e as entidades públicas e privadas, a ação pretende estimular a participação dos jovens para que os mesmos sejam protagonistas da elaboração, execução e avaliação das propostas, visando fortalecer no município a prevenção e erradicação do trabalho infantil.
Como abertura, no dia 11.06, será realizado um bate papo interativo contra o trabalho infantil com a participação das crianças e adolescentes para discussão junto aos profissionais, de propostas sobre a temática. No dia 12.06, serão realizadas ações simultâneas dentro das unidades de atendimento da Semdes, nas escolas e na zona rural. Já no dia 13.06, acontece panfletagem e mobilização em pontos da cidade vulneráveis ao trabalho infantil, como forma de despertar um olhar cuidadoso e ampliado para essa realidade.
Para finalizar a semana, será desenvolvida uma capacitação aos profissionais da rede, com o objetivo de orientá-los para melhores resultados durante a busca ativa e na identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
12 de junho
A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e no Brasil foi instituída pela Lei Nº 11.542/2007. A campanha acontece mundialmente e neste ano traz o tema “Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar”, e toda a sociedade, empresários, trabalhadores e empregados são convocados a também se mobilizarem com a causa.