Professores e alunos aprendem sobre desperdício e preservação dos recursos hídricos
Com o objetivo de promover nas escolas municipais a cultura de preservação dos recursos hídricos, bem como do meio ambiente, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e em parceria com a concessionária Águas de Timon, realizou o Projeto Água, Saúde e Cidadania, no qual o enceramento da segunda etapa aconteceu na última sexta-feira (30.10).
O projeto foi realizado com professores de Ciências, História e Geografia, do 6º ao 9º ano, de cerca de 25 escolas da rede municipal de ensino, por meio da Oficina Trilha da Cultura, ministrada por professores formadores do projeto. “Essa é mais uma ação de parceria entre a Águas de Timon e a Semed que conseguimos executar nas escolas municipais, dessa vez com os professores, que, com os conhecimentos adquiridos na oficina, conseguiram envolver os alunos e desenvolver atividades muito bacanas de preservação da água e da própria escola mesmo, por isso parabenizo cada professor. Acreditamos que a educação é a base das mudanças”, afirmou Natália Frota, assistente social da Águas de Timon.
No encerramento do projeto, algumas escolas apresentaram ações realizadas. O professor formador Maurício Caetano, que encerrou a oficina, depois de ver as apresentações, comentou que os professores estão trabalhando no caminho de gerar resultados positivos no futuro. “Depois da primeira etapa do projeto, os professores levaram o que aprenderam para os outros professores, bem como para a sala de aula e compartilharam hoje essas atividades relacionadas à temática Água, Saúde e Saneamento. Pelo que foi apresentado já está gerando resultados de economia nas escolas”.
Na Escola Municipal Luís Miguel Budaruiche, localizada no bairro Vila Angélica, o resultado já pode ser visto na conta de água. Professor e alunos trabalharam juntos conscientizando e fiscalizando para que não haja desperdício de água. “Através do projeto “Fiscais da Sustentabilidade”, desenvolvemos práticas que preservam o meio ambiente e ajudam os alunos a se conscientizarem sobre a questão da preservação do meio ambiente. O projeto foi crescendo e todas as turmas foram envolvidas, com isso, aprendemos muito sobre o desperdício de água e já notamos a diferença na escola”, disse a aluna do 9º ano, Amanda Marques.
“Quando temos conhecimento, podemos mudar a realidade da nossa comunidade, é o caso desse projeto, que soma com o que já trabalhamos nas escolas. Os professores serão multiplicadores, fazendo com que os alunos sejam protagonistas das ações”, enfatizou a coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Alda Raquel.