• Portal da Transparência

13 de setembro de 2018

Timon desenvolve ações alusivas ao Setembro Amarelo

O projeto Setembro Amarelo envolve os profissionais da Saúde Mental, usuários dos CAPS, familiares dos usuários, comunidade, profissionais da Saúde, Educação, entre outros

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e as ações realizadas no município voltadas para a prevenção e acolhimento,estão sendo realizadas em Timon uma série de ações pelo Setembro Amarelo. A campanha, que valoriza a vida, é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, representada pelos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS (adulto, álcool e outras drogas; infanto-juvenil).

 

bd55e156-90eb-4356-b1b9-6d1967a5ea36

 

Os usuários do Caps Ad participaram, na última quarta-feira (12), de uma palestra sobre Prevenção ao Suicídio, ministrada por estagiárias de Enfermagem da Faculdade IESM. Na próxima sexta-feira (14), será a vez do Caps Infantil desenvolver uma roda de conversa sobre a temática.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, essa é uma ação de valorização da vida do indivíduo e um fator relevante no que se refere aos direitos humanos. “ Trabalhamos com estratégias conjuntas para atender demanda, justamente com a organização da rede de serviços de saúde mental. ” ressaltou o secretário

A programação do Setembro Amarelo conta com rodas de conversa nos CAPS, palestras com temas como Prevenção e Posvenção do suicídio a serem realizadas em locais como a UEMA e outros. “Nossa proposta é ampliar as possibilidades de prevenção do suicídio, investir na psicoeducação da desconstrução do tabu e do estigma quanto ao tema, intensificar o desenvolvimento de aspectos de valorização da vida, sensibilizar a população quanto aos fatores de risco e aperfeiçoar a assistência em saúde mental, visando o apoio às pessoas com ideação e comportamento suicida, bem como seus familiares”, justificou Roselma Assunção, coordenadora de Saúde Mental.

Timon conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que são CAPS Ad (localizado na Avenida Benedito Ferreira Campos, Parque Avorada, n°210), CAPS Adulto (Rua São João, São Benedito, n° 950) e o CAPS Infantil (Avenida Getúlio Vargas, Centro, n° 280).

DADOS

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Por isso é tão importante a divulgação de ações de prevenção.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura