Na manhã desta quarta-feira (29), o secretário municipal de Saúde de Timon, Márcio Sá, esteve reunido com sua diretora administrativa, a diretora da Coordenação de Saúde Mental e as coordenadoras dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para discutir ações a serem desenvolvidas na campanha do Setembro Amarelo.
A mobilização, que ocorre no mês de setembro, objetiva conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.
“Tendo em vista que a temática é considerada, atualmente, um problema de saúde pública no mundo, este é um momento oportuno de articularmos ações alusivas a esta mobilização nacional. Segundo Organização Mundial de Saúde, mais de 800 mil pessoas por ano cometem o suicídio no mundo”, disse o secretário Márcio Sá.
DADOS SOBRE O SUICÍDIO
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, e isso só colabora para o aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.