A Caravana do CRAS chegou a Vila Nossa Senhora de Fátima nesta sexta-feira (16/12) com muitos serviços de saúde e diversão para a comunidade. A parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) resultou numa maior diversidade de atendimentos.
Atualização de todas as vacinas, orientação e aplicação de flúor, distribuição de kit dental, glicemia, aferição de pressão, consulta médica e logo em seguida entrega do medicamento. “Todos os atendimentos existentes na atenção básica do município estão aqui. Este bairro faz parte de uma área descoberta, por isso sempre trazemos os serviços seja através dos mutirões da saúde ou quando conseguimos viabilizar parcerias como essa. Um trabalho que tem a função de prevenção” – explicou Márcio Sá, secretário Municipal de Saúde.
Já a SEMDES disponibilizou à comunidade a solicitação das carteiras municipal e interestadual para idosos e pessoas com deficiência, atualização e inclusão do Bolsa Família, atendimento psicossocial, encaminhamentos para a rede de proteção social, além de informações sobre os serviços do CREAS, Família Acolhedora e o Projeto Diga Não ao Mau. “A SEMDES tem trabalhado para estar mais perto da população ofertando serviços, oferecendo um atendimento de qualidade porque é isso que as pessoas merecem. Trabalhamos com inclusão e, por isso, não poderia ser diferente” – ressalta a Secretária Rosário Leal.
De acordo com a coordenadora do CRAS da Vila João Reis, responsável pelo bairro, todas as famílias estão referenciadas, que seriam cerca de cento e cinquenta. “Nós escolhemos essa região pela questão da vulnerabilidade social e também por ter incidência significativa de pessoas com deficiência” – explica.
Muitas mães levaram as crianças para a consulta médica, com a mudança do clima aumentou a incidência de problemas respiratórios. Jaqueline Vieira de 22 anos, mãe de uma menina de dois anos foi uma delas. “Trouxe ela porque está com febre e gripe, já consultei e recebi o remédio. Gostei da ação, porque aqui precisamos muito.”
Enquanto esperavam atendimento algumas mulheres puderam participar de uma oficina de flores de papel, um incentivo para a geração de renda. No final foram distribuídos brinquedos para todas as crianças.