O Lar da Criança Promotora de Justiça Elda Maria está funcionando em nova sede, com mais espaço e conforto. Atualmente, dez crianças de 7 meses a 14 anos estão institucionalizadas, com predominância de meninas. A demanda máxima do local é para vinte crianças.
Dentre as melhorias estão: quartos climatizados, salas exclusivas para coordenação e equipe técnica. Até o mês passado, o lar funcionava na casa paroquial da igreja que, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), cedeu o espaço.
Segundo a coordenadora Maria de Jesus Moura, a rotina das crianças e adolescentes é bem próxima de um lar. Eles acordam, fazem as atividades, vão à escola. Contam com equipe completa: psicóloga, assistente social, cuidadores, auxiliares de cozinha e limpeza e técnica em enfermagem. A técnica pedagógica é responsável por acompanhar o cumprimento das tarefas escolares e oferecer também um reforço na aprendizagem. A técnica em desporto realiza atividades físicas e lúdicas. A SEMDES disponibiliza, também, motorista que leva as crianças e adolescentes à escola e ao atendimento médico quando há necessidade, sempre acompanhado de cuidadores.
A Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde são duas parceiras importantes para que os usuários sejam assistidos devidamente. A prioridade do Lar da Criança é trabalhar para que a criança ou adolescentes possa ser reinserido no seio familiar de origem. Caso não seja possível, por determinação judicial, a criança poderá ser adotada.
Em 2016, até este mês, vinte e uma crianças foram institucionalizadas. Destas, treze foram reinseridas. “Estamos sempre em busca de melhorar nossos serviços. O Lar das crianças tem uma função muito importante, que é acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. É no lar que esses meninos e meninas precisam encontrar atenção, cuidado e segurança que foram negligenciados para eles” – enfatiza a secretária da SEMDES, Rosário Leal.
Projeto “Quero ser Padrinho”
Dezessete voluntários participam do grupo de padrinhos e madrinhas do Lar da Criança. Dentre eles, empresários, advogados e médicos que visitam e auxiliam a instituição. Para ajudar ou visitar, basta entrar em contato com a coordenação.