Os serviços de convivência da Rua 100 e do Povoado Barra das Pombas receberam na quarta-feira (08/06) equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES). Junto aos pais ou responsáveis, foi discutido sobre o trabalho infantil. Já com as crianças, abordaram o resgate de brincadeiras infantis e pescaria com brindes.
Nesta quinta, no CRAS CSU, localizado no bairro São Marcos, foram realizadas outras atividades e oficinas sobre o mesmo tema com as crianças referenciadas no Serviço de Convivência daquela unidade. As atividades são em alusão ao 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
No CRAS da Vila João Reis, durante toda a manhã, houve um resgate de brincadeiras infantis. Brincadeiras típicas de rua, que exigem artefatos simples e acessíveis, e que servem de estímulo à socialização entre as próprias crianças. O intuito é que elas compreendam que lugar de criança é na escola e que os horários livres devem ser aproveitados para seu próprio lazer e desenvolvimento de tarefas que façam parte da vivência saudável do universo delas.
Inicialmente, as vítimas do trabalho infantil são encaminhadas aos conselhos tutelares locais. Os tipos mais difíceis de serem detectados são os trabalhos domésticos e os relacionados à agricultura, por ocorrerem em ambiente familiar ou dentro de casa. As denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa através do Disque 100; o anonimato é garantido.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil é uma realidade para 168 milhões de crianças em todo o mundo, 85 milhões das quais realizam tarefas perigosas.